Baixar plugin do Flash
Receita de Sucesso
[01/08/04] Osvaldo Yamashita | Auditor Fiscal da Receita Federal

Auditor Fiscal da Receita Federal

Osvaldo Yamashita é Auditor Fiscal da Receita Federal

Osvaldo Yamashita é Auditor Fiscal da Receita Federal, atualmente trabalhando em Foz do Iguaçu. Recentemente ele concedeu uma entrevista ao jornal Concurso&Carreira, contando como foi sua preparação para o concurso público, desde os métodos até as reflexões finais, e falou também dos cursos preparatórios de Curitiba

Concurso&Carreira |
Por que você optou por prestar um concurso público?
Osvaldo |
Decidi fazer concursos públicos pois queria obter um emprego que além da segurança proporcionada pela estabilidade não dependesse de fatores como idade, experiência profissional anterior, tempo de serviço e que me retornasse uma remuneração condizente com a minha capacidade.

Concurso&Carreira |
Você freqüentou algum cursinho? Como foi a experiência?
Osvaldo | Cheguei a fazer alguns cursinhos preparatórios em Curitiba. As aulas eram sempre no método tradicional. Isso acabou me desanimando. Mas era o que eu tinha de melhor no momento e, assim, fiz muitos concursos, nas mais variadas áreas, já que meu objetivo era passar. Depois, percebi que esse fora um dos meus maiores erros! Após algum tempo, conheci outro curso por intermédio de alguns amigos, e em março de 2001 iniciei mi-nhas aulas.

Concurso&Carreira | De que forma os cursos preparatórios ajudaram na sua preparação para o concurso?
Osvaldo | Além dos simulados semanais, que eram uma forma de eu avaliar o meu desempenho, identificando quais os pontos em que precisava me dedicar mais.

Concurso&Carreira | Qual método você utilizou para estudar?   "Comecei estudando por conta própria através de apostilas, porém com o passar do tempo percebi que não era suficiente"

Concurso&Carreira | Conte um pouco de sua trajetória, dos estudos até a aprovação.
Osvaldo | Fora os simulados e as aulas no curso, complementei meus estudos assistindo a fitas de vídeo que o curso oferecia e também com livros recomendados pelos professores e colegas de curso. Também deixei de ser um concursando “promíscuo“, direcionando os meus estudos apenas para o concurso de Auditor Fiscal da Receita Federal. Na reta final, formei um grupo de estudos com dois colegas, o Edwilson e o Liu. Foi uma experiência muito boa, e só não digo que foi 100% pois infelizmente o nosso colega Liu, que na época estava enfrentando sérios problemas familiares, não foi aprovado – imagine estudar para um concurso tão concorrido estando o seu pai na UTI!!

Concurso&Carreira | Que orientação você daria para os alunos que estão se preparando ou retomando os estudos para as provas dos concursos públicos?
Osvaldo | O que eu posso dizer a quem está começando os estudos é que o curso, por si só, não conduz ao sucesso; mas, com certeza, a metodologia de simulados semanais, a qualidade dos professores e das instalações, o empenho do Coordenador e de sua equipe (secretaria, manutenção, limpeza) são detalhes fundamentais. Aliados à dedicação e determinação do concursando, estes fatores fazem a grande diferença. Além disso, as informações sobre concursos normalmente são mais confiáveis do que as disseminadas por outras fontes.

Concurso&Carreira | Você acredita que o esforço vale a pena?
Osvaldo | Sim, porque estudar em um curso preparatório se torna uma parceria em que, se cada um fizer bem feito a parte que lhe cabe, há grandes possibilidades de se atingir o objetivo esperado.
Concurso&Carreira: Há alguma ”dica” que você gostaria de passar para os futuros concursandos?
Osvaldo: Gostaria de dizer que fazer cursinho preparatório não é uma guerra, embora você esteja se preparando para uma grande batalha, que é o concurso. Aproveite também para fazer amizades e compartilhar material de estudo. Isso é muito importante.